Sindicato dos Hospitais cobram do IASPI pagamento da rede credenciada
Reunião com Iaspi - Pagamentos

Membros do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi) foram recebidos pela diretora-geral do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi), Daniele Aita, nesta quinta-feira (10), para discussão de pautas de interesse da categoria, entre elas, o pagamento da rede credenciada de prestadores.

De acordo com o assessor jurídico do Sindicato, Dr. Thiago Brandim, o pagamento referente ao mês de dezembro foi quitado na última quarta-feira (09), mas ainda resta o pagamento do mês de janeiro, o qual se encontra em atraso. “Na reunião de hoje  saímos com a promessa de que o pagamento do mês de janeiro será finalizado até a próxima semana. Já as notas referentes ao mês de fevereiro devem ser solicitadas ainda neste mês de maio”, explicou.

Durante o encontro foram discutidas também as glosas dos procedimentos que, em muitos casos, ocorrem com um percentual de 20% do faturamento dos filiados, o que tem gerado um prejuízo muito grande para os prestadores. “A diretora-geral, Daniele Aita, comprometeu-se em sanar a problemática em tela, por meio de tratativas junto a auditoria do órgão, a fim de saber o que ocorreu, se evitando qualquer tipo de prejuízo aos prestadores”, afirmou Thiago Brandim.

Na oportunidade, também fora tratado sobre questão da limitação do número de sessões de fisioterapia por mês por parte do Instituto aos pacientes que realizam tratamento continuado. Haja vista que alguns pacientes têm reclamado que não conseguem autorizar todas as sessões de uma vez.   “Não tem orientação nossa para esta limitação. O pedido é de doze sessões por mês e continua sendo cumprido, por quantos meses forem necessários”, afirmou Daniele Aita. O Sindicato também levou para a reunião os questionamentos dos profissionais da Fonoaudiologia em relação à avaliação médica prévia por outros profissionais antes da consulta junto ao fonoaudiólogo. Ficou definido que será analisada a questão legal para a viabilidade da mantença deste tipo de disposição.

O presidente do Sindhospi, Dr. Jefferson Campelo, avaliou a reunião como positiva, uma vez que, os pagamentos dos prestadores devem acontecer nas próximas semanas. “Conseguimos de forma civilizada e transparente, sanar os principais assuntos que precisávamos resolver”, pontou o presidente.